the hands show the way of the heart

Soneto de Fidelidade

| On
July 29, 2010
A Natasha pediu-me para colocar o primeiro verso deste poema no seu convite de casamento.

Tenho um fascínio muito grande por Vinicius, por isso, não podia deixar de partilhar convosco este maravilhoso "Soneto de Fidelidade".

Vale a pena interpretar parte a parte e entender toda a profundidade que ele contém, porque, Vinicius não era um homem fiel, era sim e sempre — e isso está bem presente no documentário sobre a sua vida — um homem que amava apaixonadamente as mulheres e a vida. Então, acho lindo que ele expresse tão bem e tão "fielmente" esse amor. Ele é fiel a ele mesmo. Será que há alguma coisa mais importante que isto!?

A mim não me interessa nada quanto tempo é que dura uma relação. As relações não precisam de ter prazo, nem validade. Têm sim, de ter uma história. Essa história pode durar um dia, uma semana, 3 meses ou uma vida inteira. Como é claro, acho maravilhoso observar velhinhos de mão dada na rua. Fico emocionada a pensar que eles não foram como os pinguins — descobri há algum tempo que as fêmeas pinguins são infiéis aos "maridos" porque alguns machos, para as chantagearem, roubam as pedras dos ninhos das crias e só as devolvem em troca de favores sexuais —. (O mundo é um lugar violento.)

Enfim... quando olho para um casal que está junto há muitos anos limito-me a idealizar a relação que tiveram e a imaginar apenas a parte romântica, mas Vinicius tem toda a razão, o que importa é que seja infinito enquanto dure e que, enquanto dure, de todas as coisas, permaneça o encanto, o zelo e a absoluta vivência de cada vão momento.

De tudo, ao meu amor serei atento
Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto
Que mesmo em face do maior encanto
Dele se encante mais meu pensamento.

Quero vivê-lo em cada vão momento
E em seu louvor hei de espalhar meu canto
E rir meu riso e derramar meu pranto
Ao seu pesar ou seu contentamento.

E assim quando mais tarde me procure
Quem sabe a morte, angústia de quem vive
Quem sabe a solidão, fim de quem ama

Eu possa me dizer do amor (que tive):
Que não seja imortal, posto que é chama
Mas que seja infinito enquanto dure

— Vinícius de Moraes —
Be First to Post Comment !
Post a Comment

EMOTICON
Klik the button below to show emoticons and the its code
Hide Emoticon
Show Emoticon
:D
 
:)
 
:h
 
:a
 
:e
 
:f
 
:p
 
:v
 
:i
 
:j
 
:k
 
:(
 
:c
 
:n
 
:z
 
:g
 
:q
 
:r
 
:s
:t
 
:o
 
:x
 
:w
 
:m
 
:y
 
:b
 
:1
 
:2
 
:3
 
:4
 
:5
:6
 
:7
 
:8
 
:9